Destaque Notícias

Claretiano segue como a melhor EaD do País pelo sexto ano consecutivo

Oferecendo Ensino Superior desde o início da década de 70, o Claretiano – Centro Universitário, com sede em Batatais, consolida a cada ano seu compromisso com uma Educação responsável e de qualidade.
Pioneiro na Educação a Distância e sempre pautado pela promoção dos valores humanos, hoje o Claretiano – Centro Universitário está presente em todos os Estados brasileiros, com mais de 110 polos de apoio presencial e com um portifólio de mais de 80 Cursos de Graduação e Pós-Graduação. São mais de 30 mil alunos matriculados em todo Território Nacional, o que coloca o Claretiano entre as 10 maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil em número de alunos matriculados.
Somadas a todas essas conquistas, o Claretinao – Centro Universitário recebeu, na última semana, o resultado do ENADE de 2016 e ganhou mais um motivo para encerrar o ano de 2017 comemorando.

Nota 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE de 2016, o Claretiano – Centro Universitário segue no posto de melhor faculdade EaD do Brasil pelo sexto ano consecutivo.
A recente divulgação da nota, realizada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vem comprovar a posição de pioneirismo da Instituição na modalidade a Distância, bem como reafirmar o compromisso do Claretiano com uma educação de qualidade.
Sobre o assunto, conversamos com o Pró-Reitor Acadêmico do Claretiano – Centro Universitário, Prof. Ms. Luís Cláudio de Almeida (foto), que, com satisfação, vem dividir com a comunidade batataense e futuros universitário essa boa notícia.

OJ – Então, o Claretiano foi classificado pelo MEC entre os melhores Centros Universitários do País, sendo a melhor Instituição de Educação a Distância. É isso Professor Luis Cláudio?
LC – Sim. Foram publicados no Diário Oficial da União, no último dia 27 de Novembro, pelo INEP, os Conceitos Preliminares de Curso – CPC e o Índice Geral de Cursos – IGC, relativos ao ano de 2016, em função dos resultados dos estudantes no ENADE e outros insumos. O resultado dessas avaliações posiciona o Claretiano como um dos melhores Centros Universitário do Brasil e o coloca no topo do ranking como Instituição de Educação A Distância, com a obtenção de nota 4. Lembrando que as notas variam em uma escala de 1 a 5.

OJ – Como é calculada essa nota?
LC – Anualmente, o MEC realiza, através do INEP, uma avaliação chamada ENADE, que significa Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes para avaliar as Instituições de Ensino do País. A nota dessa prova, somada a alguns outros indicadores, como corpo docente, laboratórios e outros insumos, constitui Conceito Preliminar de Curso – CPC. A média resultante das notas obtidas pelos cursos avaliados geram o IGC – Índice Geral de Cursos, ou seja, a nota geral da Instituição.

OJ – Então o IGC do Claretiano – Centro Universitário é 4. Isso significa que…
LC – Isso significa que o Claretiano – Centro Universitário faz parte de um grupo seleto de Instituições de Ensino brasileiras. Hoje existem no País mais de 2.500 Instituições de Ensino Superior, das quais 160 são Centros Universitários. No que se refere à oferta de Educação a Distância, à frente desses 160 centros estamos nós: Claretiano – Centro Universitário. E ocupamos essa posição há seis anos consecutivos.

OJ – E para os alunos e futuros alunos, essa nota é importante?
LC – Sem dúvida. Para os futuros universitários essa nota é um parâmetro na hora de escolher onde irá se formar, já que como dito anteriormente, existe um número grande de Instituições de Ensino Superior no Brasil e um número ainda maior de Cursos ofertados, algo em torno de 15 mil Cursos. Então conhecer esse conceito pode ser decisivo na hora de optar por um Curso de qualidade. Já para os alunos essa nota reflete mais a frente, no mercado de trabalho, onde profissionais formados por Instituições reconhecidamente sérias são mais valorizados.

OJ – Para os futuros universitários da Educação A Distância, além da boa notícia do desempenho do Claretiano também existe a boa notícia de que novos polos de Educação a Distância foram abertos, não é isso?
LC – Sim. O Claretiano – Centro Universitário está em plena expansão. Conseguimos, em 2017, estar presentes em todos os Estados brasileiros e hoje estamos com 110 polos de Educação a Distância em funcionamento, inclusive ofertando novos Cursos para 2018, como: Gastronomia, Gerontologia, Relações Internacionais, Secretariado, Gestão de Franquias, Processos Gerenciais, entre outros.

OJ – E Medicina?
LC – Sim. Sem dúvida o Curso de Medicina é a maior conquista de 2017 do Claretiano. O Curso vai ser ofertado na Unidade de Rio Claro já em 2018 e o Vestibular acontece no próximo dia 13 deste Dezembro. Nossas expectativas para o início do Curso são as melhores, já que o Claretiano possui uma forte tradição na área da Saúde, com o Curso de Fisioterapia, que, inclusive, foi um dos Cursos avaliados no ENADE de 2016.

OJ – E as novidades param por aí?
LC – Felizmente não (risos). Outra grande novidade é que o Claretiano está em processo de Internacionalização, abrindo polos de EaD para brasileiros que residem fora do País. Já estamos instalados no Japão, na Espanha (Madri), em Portugal (Lisboa), na Argentina (Córdoba), nos EUA (Orlando) e na África (Moçambique). Mas outros polos internacionais virão em 2018, assim como outros projetos que continuem garantindo uma Educação de qualidade para nossos alunos, sempre voltada aos valores humanos, cristãos e com base em um projeto educativo humanista, que são nossos mais fortes diferenciais.