Notícias

Wladimir Menezes faz balanço sobre a ‘Black Friday’ deste ano

A ‘Black Friday’ é um dos momentos mais aguardados do ano, tanto para consumidores quanto para lojistas.
É um dia de descontos organizado pelo varejo na última sexta-feira do mês de Novembro. Para os lojistas é uma ótima oportunidade de impulsionar as vendas atraindo consumidores com promoções imperdíveis.
O comércio de Batatais aderiu à data e quase todas as lojas direcionaram suas ações de marketing com responsabilidade e promoveram descontos significativos, com ética e responsabilidade para com o consumidor.
Mas, a nível Nacional, principalmente no comércio eletrônico, a ‘Black Friday’ deste ano bateu o recorde de reclamações, crescendo 17% em relação ao ano passado, de acordo com o Site Reclame Aqui.
Já o Procon recebeu mais de uma reclamação por minuto. Entre as principais queixas estão os descontos enganosos, a falta de estoque, os fretes abusivos e o tempo de entrega.
As promoções, principalmente nas lojas online, ficaram muito abaixo do esperado. Muitas lojas aumentam os preços dos produtos na semana anterior para que o cliente acredite que está comprando com ótimo desconto no dia da promoção. É a famosa ‘maquiagem de desconto’.
Se o cliente não pesquisar a variação de preço dos últimos meses, pode acreditar na falsa ‘vantagem’” comenta o Vereador Wladimir Menezes.
De acordo com uma pesquisa da Folha de São Paulo, entre 719 itens analisados, 48% dos produtos já foram até mais baratos antes da data ou ao menos apresentaram o mesmo valor anteriormente.
Além disso, a ‘Black Friday’ pode se tornar ‘Black Fraude’. A data é um prato cheio para cibercriminosos aplicarem golpes.
Não é difícil achar ofertas tentadoras nas mídias sociais que direcionam para Sites falsos. E não são poucos os que caem no golpe pois as plataformas são quase idênticas às de grandes redes como Ponto Frio ou Americanas. Os clientes acessam estes Sites, compram e só percebem que caíram num golpe quando não recebem o produto. É importante ter cautela, se planejar, pesquisar bastante e comprar conscientemente. E caso ache que foi enganado, o cliente pode procurar o Procon de Batatais ou Sites de Reclamação como o Reclame Aqui, por exemplo” finaliza o Vereador.